quarta-feira, 10 de março de 2010

Biocombustível / Biodiesel - Desenvolvimento Sustentável parte 2 -



Caros leitores, já  publiquei aqui um artigo sobre desenvolvimento sustentável, e uma das formas de se aplicar o desenvolvimento sustentável é a substituição do combustível fóssil pelo combustível biológico ou biocombustível. Mas o que é esse tal de Biocombustível?

Biocombustível é qualquer produto usado como fonte de energia produzido a partir de vegetais, tais como, milho, soja, cana-de-açúcar, mamona, canola, babaçu, cânhamo, entre outros. O lixo orgânico (residencial, comercial ou resíduo de processo industrial ) também pode ser aproveitado para a fabricação de biocombustível.


O biodiesel, por exemplo, é um óleo derivado de algumas espécie de plantas, como o dendê, a soja, a palma e a mamona. Ele pode ser usado puro ou misturado com o diesel mineral, em qualquer proporção. Além de ser naturalmente menos poluente, o biodiesel reduz as emissões poluentes dos derivados de petróleo (em cerca de 40%, sendo que seu potencial cancerígeno é cerca de 94% menor que os derivados do petróleo), possui elevada capacidade de lubrificar as máquinas ou motores reduzindo possíveis danos, é seguro para armazenar e transportar porque é biodegradável, não-tóxico e não explosivo nem inflamável à temperatura ambiente, não contribui para a chuva ácida por não apresentar enxofre em sua composição. é considerado um combustível ecológico.



O crambe (Crambe abyssinica - planta da família das brassicaceae) surge como planta com grande potencial para a produção de matéria-prima para biodiesel.
Curiosidades







Uma equipe de estudantes britânicos estão desenvolvendo um carro de corrida movido a chocolate e óleos vegetais. O ecoF3 é resultado da pesquisa de um grupo de estudantes da universidade de Warwick, no Reino Unido, que pretende que o carro – ou pelo menos algumas das suas soluções venham a ser adotadas no futuro na Formula 1.
O ecoF3 tem um volante feito de cenouras, uma carroçaria feito de batatas e um banco construído à base de soja. A mistura de fibras vegetais derivadas da produção de resinas dão forma a muitos dos seus componentes, enquanto óleos derivados de chocolate, plantas e outros materiais são refinados para a produção de combustível e lubrificantes.
Para o primeiro protótipo, foi utilizado no projeto um chassis de Formula3.
Podemos dizer que, se no meio da corrida o piloto sentir fome ele pode comer o carro?

Como ganhar dinheiro na Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá caro amigo leitor, deixe aqui seu comentário, pois com certeza ele servirá para que eu possa fazer um blog melhor pra você.